sexta-feira, 24 de setembro de 2010

História do Scrapbooking

Não se sabe ao certo quando o scrapbooking surgiu, os primeiros registros encontrados são da Era Vitoriana. Os “álbuns” eram feitos com pedaços de tecidos e papéis decorados, colados nas páginas de um livro ou caderno.
Nestes álbuns, as pessoas anotavam tudo sobre o seu dia-a-dia e, para dar mais vida a estes registros, ilustravam com tickets, rótulos e o que mais encontravam e queriam deixar como lembrança.
No início do século XV havia um tipo de “álbum” feito à mão e chamado de Commonplace Book (ou simplesmente Commonplace), muito populares na Inglaterra, onde as pessoas escreviam poemas, receitas médicas, frases, tabelas, provérbios, orações e anotações. No século XVI haviam os “álbuns dos amigos”, muito parecidos com os atuais Yearbooks das escolas americanas, onde os colegas e professores escreviam pequenos textos e assinavam, sendo costume na época colecionar pedaços de cabelo dos amigos como lembrança.
Em 1775 , James Granger publicou um livro sobre a história da Inglaterra e ao final deixou algumas páginas em branco para que o leitor as decorasse com suas próprias recordações.
Nos Estados Unidos, o scrapbooking surgiu há mais de 100 anos e desenvolveu-se principalmente nas regiões mais ao norte, como Salt Lake City, em Utah, onde se concentravam muitas famílias de praticantes da religião Mórmon. Os Mórmons quando viajavam enviavam às suas famílias fotos e outras lembranças de lugares que eles conheciam, e seus familiares iam montando os “álbuns”.
Quando a fotografia foi inventada, em 1839, elas passaram a ser guardadas como recordação, inclusive dentro destes cadernos e álbuns de memórias. E foi assim que iniciou-se o processo de scrapbooking que conhecemos hoje.
Atualmente as fotografias são os elementos principais do scrapbooking, ao contrário do que foi um dia. Os textos e enfeites tornaram-se complementos do cenário da foto.
Alguns fãs históricos de scrapbooking:

Rainha Victoria: tinha álbum de scrapbook exposto no Palácio Real.
Andy Warhol: começou colecionando fotos e recordações durante sua infância, e criou 42 álbuns.
Mark Twain: reservava os domingos para seu hobby. Teve 57 diferentes tipos de scrapbooks.


Nenhum comentário: